Qual é o conceito inovador?
O de inserir o conteúdo pedagógico na robótica, no momento em que a robótica também se insere no conteúdo pedagógico. Ou seja, a robótica não é mais apresentada como uma disciplina isolada, mas mesclada ao conteúdo pedagógico e vice-versa.
Como o dispositivo é utilizado em sala de aula?
Como auxiliar do professor para a redução de sobrecarga de trabalho e como proposta do uso de novas tecnologias em sala de aula para a educação do futuro. O dispositivo faz um monitoramento constante das atividades didáticas realizadas pelos alunos e cria um banco de dados com informações que auxiliam na correção de déficits de aprendizagem e redução de desigualdades na assimilação de conteúdo.
Como o conteúdo pedagógico é apresentado?
Em um sistema de aplicativos embarcados distribuídos em temáticas diversas que se interconectam a kits adicionais localizados no ambiente externo. Esses kits adicionais são incrementados com atividades em robótica e outros tipos de experimentos com internet das coisas e inteligência artificial, que trocam informações com o dispositivo de maneira que a aprendizagem se torna mais atrativa, intuitiva e lúdica.
Quais são os kits adicionais?
São os utensílios preparados com algoritmos para a troca didática com o Robototem. Esses utensílios são brinquedos com movimento, cores, som etc. que criam um ambiente interconectado com alta interatividade. Também existem as interconexões com outros dispositivos como tablet smartphone, tv, computador etc.
Como é a estrutura física do Robô?
Ele tem formato réplica de smartphone em tamanho ampliado fabricado em chapas de aço ou plástico ABS, monitor modelos de 32 e 43 polegadas em hd, full hd e 4k, adaptador de tela sensível ao toque, placa mãe de PC, roteador, Câmera, microfone, Wi-fi e placas de circuitos diversas com interconexões e robótica; a estrutura é móvel e de fácil transporte.
Como é a estrutura lógica do Robô?
Ele embarca um Sistema Operativo com aplicativos educativos disponibilizados dentro de temáticas; aplicativos que se interconectam com dispositivos externos e kits adicionais e vice versa; servidores para interconexões próximas e distantes; sistema de permissões para autorizações e bloqueios; sistema de monitoramento da aprendizagem com banco de dados; acesso remoto para suporte técnico; conexão com plataforma para atualizações periódicas; sistema de som e voz; conexão reservada com o dispositivo administrador.
Como funciona o dispositivo administrador?
É um tablet que se conecta e replica o sistema operativo do robô para o gerenciamento das atividades realizadas. Ele recebe as informações do monitoramento inseridas no Banco de dados e disponibiliza para o professor a decisão sobre as permissões e bloqueios no acesso ao dispositivo, bem como a elaboração de atividades para a correção de déficit de aprendizagem.
O Robototem é utlizado somente para crianças?
O Robototem é produzido para faixas etárias diferentes. Assim, ele foi pensado em fases. Sendo que na primeira fase de produção ele pode ser utilizado com crianças a partir de 2 anos e em idade de alfabetização. Mas o projeto terá a produção de conteúdo e adaptações de designer para Jovens e adultos, para o ensino médio e superior, presencial e à distância.
O Robototem tem outros modelos?
O dispositivo teve o seu pedido de patente para outras finalidades além do uso na educação. Assim como também tem sua produção com designer diferenciado para uso na exibição de propaganda em espaços públicos e privados, para consulta de preços e informações de produtos em supermercados, farmácias etc.; como dispositivo para colher dados em consultas públicas, para apresentação de projetos e interatividade com a plateia em palestras etc.
Como o Robototem será atualizado?
Por meio de uma plataforma online (em construção) onde os aplicativos estarão disponibilizados com as informações necessárias de utilização. Esses aplicativos estão sendo produzidos para temáticas diversas na aprendizagem, com acompanhamento pedagógico para o melhor aproveitamento do usuário e de acordo com a idade e nível de conhecimento.
Já posso participar do Projeto Piloto?
Já existe experimentação com o público alvo desde Janeiro de 2023, e o projeto piloto está disponível na região onde ele foi desenvolvido. Assim, a partir de fevereiro de 2024 o público alvo será ampliado para a inclusão de escolas e instituições interessadas em sua implementação. Isso é necessário para feedback e ajustes necessários até o lançamento do produto final. Também outros modelos de Totem de não uso para a educação estarão disponibilizados a partir de março de 2024.